Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

«A Descoberta De Uma Conspiração » - 'A Acção Spínola'







«A DESCOBERTA 
  DE UMA 
  CONSPIRAÇÃO» 
        ´A  ACÇÃO
          SPINOLA`
    GÜNTHER  
WALLRAFF
em  colaboração  com
    HELLA  
SCHLUMBERGER
Tradução: 
R.M. Peixoto
Capa: 
José Cândido
Livraria Bertrand
Lisboa, 1976
242 pags.
2.ª Edição
Título original: 
«AUFDECKUNG EINER VERSCHWÖRUNG,
DIE SPINOLA-AKTION»

NOTA: As referências nominais que aparecem neste livro são da inteira responsabilidade dos 
             interveniente nos diálogos. Existem gravações dos mesmos que comprovam esta afirmação.
             Ressalva-se a hipótese de estes mesmos intervenientes poderem lançar tais nomes sem
             estarem efetivamente seguros dessa informações.



A ´Descoberta de uma Conspiração` é o livro que continua a ação corajosa e astuciosa do jornalista Günther Wallraff, no sentido de descobrir e desmascarar os preparativos para um golpe de direita em Portugal.

A ´Ação Spínola´ não estava planeada, como as outras ações levadas a cabo por Wallraff.  Não foi disfarçado, quando foi a Portugal, para trabalhar uns meses numa cooperativa no Alentejo. 
Só numa pequena saltada ao Norte é que graças à sua vigilância e à sua experiência, logrou descobrir as pistas dos conspiradores, viu neles os atores de uma aliança reacionária, que já mantinha contactos com o estrangeiro, de onde recebia ajuda. Precisamente por isso é que Wallraff conseguiu, como alemão, chegar à confiança dos golpistas aliados do ex-presidente Spínola. 
Também ao General pareceu crível poder receber da RFA uma ajuda substancial para os seus planos. Não se trata de uma obra de ficção, embora tudo isso pareça incrível. É uma obra documental - como quase todas as obras  de Wallraff - mostrando que a direita reacionária não hesita nos meios para atingir os seus fins. A pessoa humana não conta.

O facto de Spínola ter sido expulso da Suíça e de «Corrécio» - o Eduardo - o capitão Duarte e outros bombistas terem sido presos prova que Wallraff estava na pista certa.

Numa democracia estes jogos sujos têm que vir a público; o povo, vítima potencial destes  conspiradores, tem o direito de saber o que se passa nos bastidores. Wallraff ajuda-nos, com este seu livro a saber o que muitos queriam silenciar.



                                                       GÜNTHER  WALLRAFF


Günther Wllraff nasceu perto de Colónia (RFA) em 1942. A sua primeira atividade foi a de livreiro. Até 1965 trabalhou como operário em diversas empresas industriais. Escreveu as «Reportagens Industriais». 
Escreve 13 ´Reportagens Indesejáveis` (1969) e ´Novas Reportagens, Investigações, e Exemplos Didácicos`(1974).
Em 1975 esteve em Portugal, onde procedeu a investigações que deram origem ao presente livro.
Hella Schlumberger, jornalista e boa conhecedora da língua portuguesa contribuiu para o sucesso da descoberta da conspiração!


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue