Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

«HIistória dos Sefarditas» - ´de Toledo a Salónica` -Esther Benbassa e Aron Rodrigue







 «HISTÓRIA 
    DOS 
SEFARDITAS» 
`de Toledo a Salónica`
Esther Benbassa 
Aron Rodrigue

Instituto Piaget, colecção 
«História e Biografias» 
Tradução: Luis Couceiro Feio
Capa: Dorindo Carvalho
Depósito Legal nº: 163 256 / 2001
ISBN: 972-771-386-6
Lisboa - 2001
364 págs.

´Título original: 
«Histoire des Sepharades 
  de Tolède à Salonique»
Editions duSeuil
Paris, 2000

Obra publicada com o apoia do ministério 
francês encarregue da Cultura
Centro Nacional do Livro


«Esta obra debruça-se sobre a história dos Judeus na Península Ibérica e segue de perto os cinco séculos do seu itinerário movimentado que, expulsos de Espanha no final do século XV, encontram Portugal, Magreb, Europa do Norte, Sudoeste da França, Itália e o Império Otomano onde, descendentes de Judeus expulsos e de Marranos irão formar um núcleo cultural particular muito vivo. Deste mundo judeo-espanhol, os autores quiseram escrever uma História global que respeita tanto a dinâmica social como a vida intelectual, tanto os processos económicos como os fatores políticos. A aposta foi ganha, tendo os autores desenvolvido uma dupla abordagem que trata, ao mesmo tempo, as evoluções internas da sociedade sefardita e as realidades externas que a influenciaram. O quadro do mundo Judeo-Espanhol que surge sob a sua pena é desde logo contrastado: dotado de uma incontestável vitalidade, não está politicamente integrado. Esta situação não era melindrosa no contexto do Império Otomano, mas colocava graves problemas quando as comunidades judaicas eram confrontadas por novos Estados que procuravam reduzir a especificidade dos grupos minoritários. Colocados em perigo pela modernização política dos balcãs, o mundo sefardita será em grande parte aniquilado pelos nazis e despejado das sua zonas pela emigração para Israel. 
Deste Universo desaparecido e plurissecular os autores dão-nos a conhecer, com calor e probidade, a História que evocam com uma grande justeza.»

ESTHER BENBASSA é professora de História Judaica Moderna na École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. É autora, com J-C Attias do «Dicionário Temático Larousse de Civilização Judaica».

ARON RODRIGUE é professor de História na Universidade de Stanford. É especialista em História dos Judeus de origem Ibérica e dos Judeus Franceses.








Sem comentários:

Pesquisar neste blogue