Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

«GUERRA E CIVILIZAÇÃO» - Arnold Toynbee




«GUERRA E CIVILIZAÇÃO»
   Arnold Toynbee
Introdução e seleção de textos:
   Albert V. Fowler
Tradução: António Ramos Rosa
Capa: A. Dias
Colecção Perspectivas - 4
Editorial Presença
Lisboa - 1963
207 págs.
Título original:
«War and Civilization«
Oxford University Press



O saudoso historiador Toynbee, um dos mais famosos historiadores de século XX, autor do célebre «A Study of History», (traduzido na íntegra pelo eminente e saudoso Professor Vieira de Almeida e editado em Portugal com o título «Um Estudo de História», pela Editora Ulisseia, Lisboa - 1964. Dado a versão original compreender seis volumes, a edição portuguesa atinge 767 págs.!...) alcandorou-se a uma posição de destaque na historiografia, através das suas teses acerca da evolução histórica. Controvertido por alguns, apoiado por outros, Arnold Toynbee, prestou no entanto um precioso contributo ao estudo da História.
«Guerra e Civilização», reporta-se ao estudo do fenómeno ´guerra` através dos tempos, a sua natureza, o seu desenvolvimento e as implicações que determina no curso civilizacional. Analisando a guerra, Toynbee transporta-nos a diferentes etapas da História, cujas instituições descreve com uma riqueza de pormenor e um tal aprofundamento que revelam, a par de um espírito atento e penetrante, a grande erudição do autor.


INDICE

Prefácio
O mundo atual e a guerra
O militarismo e as virtudes militares
Esparta e o Estado militar
Assíria - O homem forte armado
O fardo de Nínive; Carlos Magno e Tamerlão
A embriaguez da vitória
Golias e David
O custo do progresso na técnica militar
O fracasso do salvador armado


Nota: Quem pretender aprofundar Toynbee e as teses expostas em «Um Estudo de História», poderá consultar com proveito três textos sobre Toynbee, da autoria de Afonso Cautela:


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue