Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

«O SÉCULO XX» - Marc Nouschi- Instituto Piaget


«O tempo faz pelos homens o que o espaço faz pelos monumentos; só julgamos bem uns e outros à distância e do ponto de vista da perspetiva: demasiado perto, não se veem; demasiado longe, 
já não se veem.»

Chateaubriand, ´Mémoires d'outre-tombe`






«O SÉCULO XX»
   Marc Nouschi

Tradução: Fernando Oliveira
Capa: Dorindo Carvalho
´História e Biografias` nº 5
Sob a direcção de António Oliveira Cruz
Instituto Piaget - 1996
607 págs.
ISBN: 972-8329-39-3
Depósito Legal nº 102829/96
1ª Edição Portuguesa
607 PÁGS.
Título original - «Le XXe Siècle»
Armand Colin Editeur -1995


«O século XX é percorrido por ideologias: o leninismo, o fascismo, o nazismo, o estalinismo, o maoísmo...que aspiraram todas ao domínio universal. Modelar o homem para construir uma ´cidade` ideal, brilhar para dominar, publicar para convencer, eliminar para reinar, são alguns dos expedientes que animam essas escatologias. Esperanças que se tornaram  experiências, essas ideologias mobilizam massas conduzidas por chefes de partido que se apoiam em estruturas do Estado. Na verdade, a substância que alimenta a ideologia de dominação é o Estado com o seu território e as suas fronteiras santificadas, a sua bandeira e o seu exército exaltados, as suas forças de vigilância e de doutrinamento reforçado, o seu chefe adorado. Neste sentido, cumpre-se o movimento aberto dois séculos mais cedo com a Revolução Francesa e a invenção do Estado-nação. Mas, diferença capital relativamente às ideologias do século XIX, as do século XX dispõem de capacidades tecnológicas que podem reduzir o homem ao estado de cinza e poeira.

Como é que os futuros historiadores chamarão ao século XX de que tanto se orgulharam os que o protagonizaram? Maravilhoso ou criminoso século XX? O que fará pender a balança? As invenções vertiginosas, o conforto acrescido, as instituições sociais mais justas? Ou os milhões de mortos da duas guerras, os nacionalismos exacerbados, os ódios raciais ou religiosos?!»

 Será que assisto ao crepúsculo de uma civilização. a que me educou com os seus valores, ou à aurora de um Tempo novo? O futuro que os nossos demiurgos e aprendizes de feiticeiro nos prepararam será Apocalipse ou Idade de Ouro? Aurora ou crepúsculo? (Claude Rivière, 'En Chine avec Teilhard').



Obra profusamente ilustrada com mapas e quadros explicativos, aspira a apreender uma história - a história do século XX!...


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue