Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de maio de 2010

«OS EXÉRCITOS DA NOITE» - Norman Mailer








  OS EXÉRCITOS 
             DA 
          NOITE

A História como Romance
O Romance como História

  Normann Mailer

ROMANCES EXEMPLARES Nº 14

Tradução: Hélo Alves
Capa: Pedro Frazão
Fotogradia da contracapa:
United Press International-
-Telimprenssa

PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE
Edição 16 A 104
Dezembro de 1969

TÍTULO ORIGINAL:

«THE ARMIES OF THE NIGHT»

Editor: The New American Library, Inc.




Norman Mailer (1923-2007), nasceu a 31 de Janeiro de 1923 em Long Branch, New Jersey (E.U.A.). Viveu depois em Brooklyn e estudou na Universidade de Harvard. De 1944 a 1945 foi soldado de infantaria tendo estado nas Filipinas e no Japão. 
Após a guerra, fez um estágio em França, na Sorbonne. 
Mais tarde, juntamente com outros intelectuais, fundou o jornal contestatário «The Village Voice». De 1953 a 1963 foi redator de «Dissent».

A publicação, em 1948, do seu romance «The Naked and the Dead» (editado em Portugal, com o título de «Os Nus e os Mortos», pela 'Ulisseia' e reeditado pela 'Portugália') trouxe-o para a primeira fila da literatura americana posterior à segunda guerra mundial.

O prestígio alcançado reforçou-se com algumas obras posteriores, nomeadamente, «Praias da  Barbaria' («Barbary Shore«), «O Pparque das corças («Deer Park»), «Um sonho americano
(«An American Dream»), todas editadas pela Portugália, «Canibals and christians», Why are we in Vietnam».
,«Os  exércitos da noite» e »Miami and tke siege of Chicago». À data da publicação da presente obra, o seu livro mais recente, ainda então inédito, intitula-se «A fire on the moon», tendo por tema a primeira viagem à Lua.

«Os Exércitos da Noite», que levou alguns críticos americanos a considerar Norman Mailer o melhor escritor do seu país no momento de então, foi galardoado em 1969 com os dois mais importantes prémios dos Estados Unidos: o 'Pulitzer' e o 'Prémio Nacional do Livro' ('National Book Award').









As futuras histórias dos Estados Unidos, registarão as datas de 19 a 22 de Outubro de 1967 como algo de singular: ao longo desses quatro dias travou-se a ´batalha` do Pentágono!

Norman Mailer encontrava-se entre os milhares de manifestantes que gritavam ´Não` à guerra do Vietnam.

Foi preso. Restituído à liberdade, extravasou a sua cólera e a sua fraternidade neste livro-documento em que se entrelaçam magnificamente o jornalismo e a ficção.






Sem comentários:

Pesquisar neste blogue