Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de junho de 2010

«ENCICLOPÉDIA DO IMPRESSIONISMO» - Maurice Sérullaz






«ENCICLOPÉDIA DO 
IMPRESSIONISMO»
Maurice Sérullaz
Com a colaboração de
Georges Pillement, Bertrand Marret e
François Duret-Robert
Tradução de Maria do Carmo Cary
Revisão científica do Dr. Bairrão Oleiro
Verbo- 1985
259 págs.
Nº Ed.: 1609
Dep. legal nº 8848/85
Na capa:
Pierre-Auguste Renoir:
´Mulher a Ler`
Título original francês:
´Encyclopédie de l'Impressionisme`
Éditions Aimery Somogy
Paris


Condensar uma descrição e análise do ´Impressionismo` sem, no processo, diluir a pureza do pormenor dentro das múltiplas variações daquela que é uma das escolas mais importantes na história da pintura recente eis o objectivo da presente obra.

O autor, socorrendo-se do auxílio de co-autores, como ele próprio peritos de reputação internacional no período em questão, Maurice Sérullaz analisa o percurso individual de cada um dos mais relevantes autores impressionistas, retratando assim a Escola através das pessoas que a formularam, criaram e desenvolveram.

Precusores do ´Impressionismo`, impressionistas, personalidades e autores que as defenderam nas horas de dificuldades e desespero, todos merecem a atenção desta ´Enciclopédia`

Cada análise isolada é sempre realizada enquadrando o visado na sua época. especificando contactos, intercâmbios, influências, delineando a evolução pessoal do autor enquanto interligada ao movimento em que a história o enquadrou.

Não falta apoio (indispensável) de reproduções de obras (mais de 350) cuidadosamente seleccionadas, das quais mais de metade a cores.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue