Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de julho de 2010

«Antigos e Modernos» - ´Estudos de História Social das Ideias` por Vasco de Magalhães-Vilhena







      
        «Antigos e Modernos» 
´Estudos de História Social das Ideias`
   Vasco de Magalhães-Vilhena
    Edição patrocinada pelo 
´Instituto Português do Livro`
Capa: Soares Rocha
Livros Horizonte, Lda .
Lisboa, 1984 (Edição/Reimpressão)
338 págs.



Esta coletânea tem um duplo propósito:

1) Salientar a articulação do pensamento com a vida social que o viu nascer e do qual é solidário, fazendo ver como as estruturas sociais uma vezes favorecem e estimulam e outras dificultam ou até travam o seu curso, incremento e materialização;

2)Mostrar como o pensamento dos antigos catalisou em muitos casos o dos modernos, servindo-lhe de guia ou de inspirador.

No primeiro estudo, ´Surto Técnico e Científico e 'Blocagem» Social na Cidade Antiga`, numa perspectiva assaz diferente de Fustel de Coulanges em «A Cidade Antiga»,  esboçam-se alguns problemas relativos ao impetuoso surto técnico e científico no pensamento grego e a múltiplos aspetos de ´blocagem` social e ideológica na Cidade Antiga. 
Procura-se, no estudo seguinte, ´Da Ideia de Progresso na Antiguidade`, pormenorizar o surgimento e a elaboração da ideia de Progresso na Antiguidade. 
Num terceiro estudo, ´Bacon e a Antiguidade`, em que se examina a complexa posição de Bacon perante a Antiguidade, posiciona-se a questão do valor do saber dos antigos na época do renascimento das letras, da filosofia e da ciência, e analisa-se em particular o democritismo de Bacon. 
Um quarto estudo, ´Hegel e Anaxágoras`, tem em vista destacar uma fonte mal conhecida do pensamento hegeliano: Anaxágoras. 
No quinto ´Ideia e Matéria` - 'A Teoria Força Material' , explana-se, pela primeira vez detidamente, a tese de Marx da «teoria força material» e a sua fundamentação. 
O sexto estudo, ´Em torno da génese do idealismo filosófico de António Sérgio`, sobre a génese do idealismo epistemológico de António Sérgio, insere-se aqui por se considerar o pensamento sergiano caso ímpar e elo de ligação entre o pensamento clássico e o contemporâneo. 
O último estudo, -´Marx: Racionalidade e Praxis`- Bosquejo de de um problema.-, acerca da racionalidade e práxis, visa dar a entender o sentido profundo da revolução teórica de Marx e a sua modernidade.

Nota: 
O Prof. Vasco de Magalhães-Vilhena dez o seu Doutoramento de Estado na Sorbonne (1949) com duas teses sobre Sócrates, em ligação com Platão que fazem autoridade. Foi durante anos investigador no C.N.R.S. - 'Centro Nacional de Investigaçõs Científica', anexo à Sorbonne e depois de 1974 Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade Clássica Lisboa!

Pouco conhecida a sua condição de Assistente do Professor Joaquim de Carvalho, na Universidade de Coimbra! Aí Vasco de Magalhães-Vilhena se licenciou com a Tese, «Progresso» - 'História Breve de uma Ideia', Coimbra, 1939. Logo de seguida, apresentou a sua Tese de Doutoramento, «Unidade da Ciência» -'Introdução a um Problema', Coimbra, 1941.
Por motivos políticos, pouco após rumou a Paris!




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue