Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

«Fé Razão e Civilização» - ´Ensaio de Análise Histórica`- Harold J. Laski






«FÉ, RAZÃO E 
 CIVILIZAÇÃO»
´Ensaio de Análise Histórica`
Harold Laski

Tradução de Vivaldo Coaracy 
                      e Guido Coaracy
Capa de Raul Barro
Livraria José Olympio Editora
Rio de Janeiro - 1946
245 pags
Título do original inglês:
«Faith, Reason and Civilazaton»
'An  Essay in Hitorical Analysis'


O eminente Professor de Ciências políticas na Universidade de Londres e ex-presidente do Partido Trabalhista Inglês, aponta , nas páginas deste livro, escrito ainda a guerra se achava em curso, que a vitória proporcionaria às democracias condições para estabelecer uma nova forma de liberdade ( ! ). 
liberdade, porém só assentaria sobre o encontro de uma fé comum. Chama-nos então a examinar os elementos espirituais que serviriam para construir o edifício da civilização do após-guerra ( !!! ).
Chegáramos ao fim de uma era. O mundo encontrava-se na mesma posição em que se achava por ocasião da queda do Império Romano. Naquela época, a humanidade necessitava de uma nova ´Fé` e encontrou-a no Cristianismo. 
Laski, interrogava-se, então, onde encontrar essa solução. Não souberam os escritores e pensadores desses dias sugeri-la como Laski demonstra, em brilhante incursão alargada pelos domínios da crítica literária. estudando personalidades como as de Eliot, Joyce e Huxley.
Não enxergava ele, no mundo do seu tempo, nenhum espírito reanimador, a não ser na doutrina de cooperação para o bem-comum que transfigurou a Rússia. Não afirma Laski que esta deva ser a solução definitiva (!). Está longe de insinuar que a experiência russa prometa ao resto do mundo uma solução pronta e fácil para os seus problemas, ou mesmo que a prática da Rússia não apresente erros e falhas (!). 
Neste volume, que é um ´ensaio de análise histórica`, limita-se a indicar o paralelo com uma situação anterior, pela qual passou o mundo ocidental, e a perguntar-se se não é na Rússia que poderemos encontrar a nova ´fé` de que precisamos ( ! ).
A geração que então se encontrava no poder, a geração a que pertence o próprio autor, comparecerá diante do ´Tribunal da História` com a responsabilidade de graves pecados. Só pode ser absolvida, diz-nos o eminente autor, se souber orientar a juventude para uma conceção em que, de novo, os homens ´concordem em relação aos grandes objetivos da vida`.

(Hoje sabemos como saíram goradas as expectativas de tão alto nível !!!)
............

«É impressionante a rigorosa dedução que permitiu ao autor esboçar o quadro que a realidade da época oferecia. Pode discordar-se da solução proposta para os problemas do mundo de então; mas não se pode deixar de reconhecer a precisão da análise das causas profundas, de origem psicológica, quase se poderia dizer espiritual, da crise angustiosa por que passou e ainda mais acentuadamente passa hoje a humanidade.
Nenhuma exposição do ponto de vista do socialismo avançado poderá ser mais honesta e sincera do que a formulada, então, por Laski nas páginas deste livro. O seu conhecimento é necessário para uma imparcial interpretação da época analisada.»

(Do Prefácio dos tradutores)


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue