Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

«SOCIALISMO EVOLUCIONÁRIO» . Eduard Bernstein




«SOCIALISMO 
 EVOLUCIONÁRIO»
EDUARD BERNSTEIN

TRADUÇÃO: MANUEL TELES
CAPA de ÉRICO
DIVULGAÇÃO CULTURAL
ZAHAR EDITÔRES
RIO DE JANEIRO - 1964

TÍTULO ORIGINAL:
´Die Voraussetzungen des sozialismus und die Aufgaben 
 der Sozialdemokratie` (1909)
Traduzido da edição americana publicada em 1961
pela Schoken Books, New York,
intitulada «EvolutionarySocialism»

O ´Revisionismo` refuta o postulado fundamental do Marxismo - a teoria do colapso inexorável do Capitalismo - afirmando que a passagem do Capitalismo para o Socialismo não será necessariamente autocrática e revolucionária, podendo ser democrática e evolucionária (doutrina defendida também pelo Professor Mazarik, da Universidade de Praga.

Pensava-se que as constantes modificações ´para melhor` experimentadas pelo capitalismo diminuiriam a severidade das crises nas relações entre o Capital e o Trabalho, as lutas de classe se tornariam menos agudas, sendo que o Proletariado iria aos poucos conquistando posições importantes. A necessidade da Revolução Socialista, desapareceria, portanto, frente à possibilidade de eliminação pacífica e gradual dos males do Capitalismo.

O movimento Revisionista está no centro do debate que se trava hoje no Pensamento Socialista mundial, e nenhum estudioso do problema, desejoso de de conhecer-lhe as Raízes, poderá deixar de ler este livro, que apresenta os aspetos básicos da Teoria do Revisionismo.









Sem comentários:

Pesquisar neste blogue