Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

«Cardeal Newmann» - ´Ecumenismo e Fidelidade`





«Cardeal Newmann»
  'Ecumenismo e Fidelidade'

Christopher Hollis ( 1902-1977 )

Tradução: Aureliano Sampaio
Capa: Fernando de Sá
Coleção Habitat
Livraria Civilização- Editora
Porto - 1969

Título original:
´Newmann and the Modern World`
The Bodley Head L.td
Londres



A figura de John Henry Newmann é apaixonante. E na sociedade Pós-Concílio Vaticano II, mais se recorta o extraordinário perfil cheio de personalidade, simplicidade e fé de que esse homem à custa de fidelidade a uma razão retamente formada, acabou por reconhecer na Igreja Roma a Igreja fundada por Cristo. Não é de admirar tanto o aspeto da sua vida, mas fundamentalmente a sua atitude depois  de ´convertido` .

Encontrara uma Igreja perfeitamente equipada com um conjunto de verdades que se lhe afiguraram basilares e continuadas na História, a partir de Cristo (´Essay on the Development of Christian Doctrine'), 1845`. Li a excelente tradução francesa: ´Essai sur le Développement de la Doctrine Chrétienne', Éditions du Centurion, Paris, 1964.
Mas esse contacto com a História, tinha deixado marcas que de algum modo, deformaram o rosto divino dessa Igreja. 
O ´Povo de Deus` não se dava conta da sua responsabilidade da cristianização das estruturas temporais, a partir de dentro.

No ambiente do Catolicismo Inglês, desprezava-se a atitude intelectual de muitos que viam a necessidade de acudir ao mundo da cultura, da educação, da vida comum dos outros homens.
O que agrada ver em Newmann, é a maneira como compagina uma fidelidade perfeita à Igreja que aceitou como divina e o exercício reto dum espírito crítico construtivo.
Se alguns ainda consideram no tempo atual como obstáculo para a Fé certas atitudes humanas da Igreja de Roma, que razões teria então Newmann para se lamentar!
Outros autores, outras obras debruçam-se sobre aspetos variados do Cardeal Newmann: a sua espiritualidade (era ´Oratoriano`!), os seus escritos, as suas ideias sobre educação.
Christopher Hollis centrou esta obra sobra a atualidade do pensamento de Newmann. Atualidade de pensamento e de vida!



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue