Número total de visualizações de páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

«Nova Evangelização» - ´Perspectiva dos Oprimidos` - Leonardo Boff






«NOVA EVANGELIZAÇÃO»
´PERSPECTIVA DOS OPRMIDOS`
  LEONARDO BOFF

COPIDESQUE: ORLANDO DOS REIS
DIAGRAMAÇÃO: DANIEL SANT'ANNA e PATRÍCIA FLORÊNCIO
EDITORA VOZES
FORTALEZA - 1990
ISBN: 85.326.0344-0
128 pags


Em que medida o Evangelho anunciado na América Latina, a partir de 1492, pode ser
considerado Boa-Nova de vida e de liberdade? 

Certamente os missionários empenharam imensa generosidade; muitos foram Profetas que defenderam o direito dos índios contra a dominação bárbara dos encomendeiros e dos colonos ibéricos; outros inseriram-se nas culturas autóctenes e nas suas crónicas e relatos nos legaram a memória das grandes culturas andinas e mesoamericanas: outros embrenharam-se nas selvas e aí amaram os índios até à morte. 

Mas paira sobre todos um estigma: por melhores que fossem, os missionários eram da mesma raça, do mesmo grupo humano e da mesma religião dos dominadores. Em razão disso, a maioria dos indígenas e dos negros do Continente meso e sul-americano viam na catequese e na evangelização um instrumento de dominação.

Diz um famoso texto Maia do tempo da invasão ibérica: 
´Ai entristeçamo-nos porque chegaram.

A chegada do cristianismo foi o começo da nossa miséria, o começo da escravidão - o começo do padecimento. Cristianizaram-nos, mas fazem-no passar de um domínio a outro como animais...Eles ensinaram-nos o medo, vieram fazer as flores murchar. Para que a sua flor vivesse, danificaram e engoliram a nossa flor` (do livro 'Chilam Balam de Chumayel' - cf. Miguel León-Portilia.)

Como fazer para que o cristianismo seja Boa-Nova para as culturas da América Latina e também para as culturas emergentes de cunho popular? 

Esse é o desafio que Leonardo Boff assume. Com dados históricos, antropológicos, pedagógicos e teológicos, procura mostrar como o cristianismo latino-americano tem hoje a oportunidade de ser uma poderosa força de transformação social, a partir daquilo que essencialmente é, e que merece realce, uma mensagem religiosa de libertação integral. 
Na América Latina, o cristianismo ou será libertário, a partir das culturas oprimidas, ou perderá a credibilidade e ficará à margem da história.
Para que isso não aconteça e para ajudar ao posicionamento correto destas questões é que o autor assumiu o risco de ser apontado como ovelha tresmalhada ao escrever este livro!...

 

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue