Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

«O Kremlin sem Stalin» - Wolfgang Leonhard




                                            


                                                      


«O Kremlin sem Stalin»
   Wofgang Leonhard
Tradução: 
Anton Hanna
Capa: 
Celçestino Piatti
Tradução:
AntonHanna
'Homens & Factos' - 2
Editora Meridiano
Lsboa - 1964
426 pags
Título Original:
Kreml Ohne Stalin
Kiepenheuer & Witsch






«Esta obra apresenta-nos uma imagem da evolução da Rússia Soviética desde a morte de Stalin até à estabilização da ditadura do Partido, desde a direção coletiva até à incontestada chefia de Kruchov. O que, em consideração superficial, se mostrou ao Ocidente como um resultado de lutas pessoais pelo poder, surge em contexto mais amplo como uma manifestação consequente de tendências contraditórias que caracterizaram a sociedade industrial soviética após a morte de Stalin. 
O autor investigou nesta obra, tanto cronológica como objetivamente, uma fase decisiva da política russa, da medida e dos limites das reformas pós estalinianas. Discute-se a questão, várias vezes levantada, se seria possível falar-se de uma democratização da União Soviética e como pôde Kruchov arrebatar sem resistência o poder aos seus chefes mais eminentes.

A resposta, que não parte de opiniões preconcebidas, toma forma numa interpretação possível ou provável dos factos. Leonhard acredita num sentido autenticamente criminalista quando, por exemplo, esclarece os meses anteriores à morte de Stalin, durante os quais o ditador preparava a sua última grande purga, ou quando descreve os dramáticos acontecimentos que se seguiram. 

Esta obra constitui, deste modo, o documento mais pormenorizado, à época, mais rico em informação, e mais interessante que até aí se escrevera sobre o tema.»

Nota:
Wolfgang Leonhard viveu a sua infância na URSS, porque a família pertencia à resistência anti nazi! Escolheu, ainda criança viver na Rússia Soviética, lá estudou e veio a ingressar no Partido em 1943, precisamente quando Stalin dissolveu a III Internacional, mais conhecida por Internacional Comunista (Comintern)!

Decidiu ir viver para a Alemanha de Leste, mas percebeu desde logo que o regime era tão duro ou pior que o da URSS, pelo que decidiu fugir para a Jugoslávia de Tito! Em 1947 foi criado o Cominform, que só incluía os países comunistas, contrariamente ao que vem referido em certas informações da Internet, que afirmam ter este Organismo substituído a III Internacional, o que releva de um desconhecimento do Comunismo! 

Tendo Tito aceitado auxílio americano e dado sinais de rebeldia, a Jugoslávia foi expulsa do Cominform! Wolfgang Leonhard decidiu ir viver na República Federal da Alemanha, país onde se dedicou ao jornalismo e a escrever livros! Trata-se por conseguinte de alguém que conhecia o ´sistema` por dentro, o que confere a esta obra a segurança da informação!



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue