Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

«História da Igreja» - Pierre Pierrard (versão brasileira)







«HISTÓRIA DA IGREJA»
PIERRE PIERRARD

TRADUÇÃO: ÁLVARO CUNHA
REVISÃO: LUÍZ JOÃO GAIO
EDIÇÕES PAULINAS
SÃO PAULO - 1982
NOVA EDIÇÃO: EDITORA PAULUS
ISBN: 8534903735
TÍTULO ORIGINAL: ´HISTOIRE DE L'ÉGLISE CATHOLIQUE`
Desclée & Cie, Paris, 1978


Esta ´História da Igreja' (Católica), do saudoso Pierre Pierrard, bem elaborada, acessível, estruturada com delicadeza, vem suprir a falta de sínteses da ´História da Igreja`, para aqueles que desejarem conhecer as raízes do Cristianismo e o caminhar da Igreja no tempo. O Autor afasta-se do academismo, da erudição, das inúmeras citações bibliográficas, sendo seu objetivo colocar ao alcance do grande público uma síntese criteriosa. Não é um livro para especialistas, mas para iniciantes!

Sob títulos muito sugestivos, oferece ao leitor as articulações, o dinamismo, as tensões e os fracassos de uma evolução que nos faz compreender a caminhada da Igreja no Mundo.

Durante vários séculos, entre a Idade Média e até ao século XIX, a História era considerada como uma coleção de ´modelos` e os seus propósitos como uma ´lição`... Ora os ´ensinamentos da História não devem limitar-se a essas normas, baseadas no imobilismo do homem e das sociedades. 

As mais das vezes, a história da Igreja foi essencialmente uma ´História Eclesiástica`, isto é , um relato dos eventos relacionados com o clero!....Aí surgem as adaptações casuísticas...de aí a impaciência! dos ´reformadores` (falo em sentido geral!).

Na verdade, a história está imbricada no tecido da fé. que aí encontra não só assuntos exemplares, mas a compreensão do seu dinamismo, pois como nos diz a Constituição Pastoral (´Esquema XIII´), ´Gaudium et Spes`, aprovada pelo Concílio II do Vaticano, II, 26: «o Espírito, que conduz o desenrolar dos tempos e renova a face da Terra, está presente nessa evolução».


NOTA: Este ´clássico` teve duas edições em Portugal, sendo a 2ª bastante bem traduzida e revista!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue