Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

«Filosofia Caseira» - Emílio Costa


A
CÂMARA REYS

Velho e bom amigo, que tanto 
contributo, com o seu apoio moral,
para a publicação destas páginas






        FILOSOFIA 
          CASEIRA
´Pedagogias, Educações,
              Políticas
 e Outras Curiosidades'
       Emílio Costa

Seara Nova
Lisboa - 1947
313 pags.


Este livro publicou-se, evidentemente, porque o autor admitiu poder ter algum interesse, alguma utilidade, principalmente para a gente nova, do seu tempo e decerto para a jovem geração!
São considerações, divagações ou simples curiosidades, destacadas de entre muitas outras, sobre coisas várias, aprendidas muito mais na vida do que nos livros, colhidas aqui e ali, pensando no que se ouve e se vê, e que estão para a Filosofia, como os ´remédios caseiros` , estão para a Medicina.
As opiniões, as maneiras de ver sobre os assuntos abordados pelo autor - cuja publicação abrange uma distância, no tempo, que vem de muitos anos até poucos meses (à data da publicação - 1947) - são, assim o Autor o considera, definitivas, porque quando se atinge a idade por ele alcançada, não é de esperar  mudança apreciável, mesmo com a variedade de aspetos que o mundo lhe oferece.
Admitido como um adquirido aquele interesse, deve ser de facto para os ´novos`, os da casa dos vinte e poucos, segundo o Autor na época da edição da obra...hoje para todos os que tinham menos de 18 anos à data do 25 de Abril!...A esses este livro poderá servir, se a sua leitura lhes suscitar alguns momentos de reflexão, aprendendo eles assim a conhecer um pouco da Vida, a grande mestra.


                                                                Índice


Dedicatória
Razão de ser
Variedades
Nós outros, os portugueses
Curiosidades
Parece que somos assim
Pelo mundo das políticas
Pedagogias... Educações...
Águas passadas


O Autor, nascido em 1877, em Portalegre, assinou o ´Manifesto Académico Republicano (1897), participou na fundação do ´Centro Académico Republicano'` e ingressou na ´Maçonaria Académica`, transitando depois para a ´Carbonária Portuguesa`. pertenceu à ´Loja Montanha`, onde atingiu o Grau de ´Mestre`.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_Martins_Costa

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue