Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

«A Espanha Livre»

           «A ESPANHA LIVRE» - «L'ESPAGNE LIBRE» - «FREE SPAIN» - «ESPAÑA LIBRE
                         ´GOOGLE LIVRE`- ´GOOGLE LIBRE` - «FREE GOOGLE»
                  «APÊLO À LIBERDADE ´TOUT COURT` DE DIVULGAR A ´VERDADE`»








 «L'ESPAGNE LIBRE»
              'ACTUALITÉ'
Collection Dirigée par Georges Bataiille.

Calmann - Lévy - Éditeurs  - 1946
Dpósito Lrgal - 4º trimestre de 1945.
126 pags.
Direitos reservados incluindo a Rússia 
(URSS)



‎Textos de Albert Camus, Jean Camp, Jean Cassou, J. Quero Molares, André Camp, Robert Davée, Robert Grénier, Georges Bataille, Federico Garcia Lorca, Albert Olivier, W.-H. Auden, Maurice Blanchot, Ernest Hemingway e Georges Bataille. Concebida  de início como uma revista, o projeto veio a abortar!
Foi assim que ´Actualités` se tornou em uma série de ´Cadernos` sob a direção  de Georges Bataille. Apenas o primeiro número, ´L'Espagne Libre` ,  viu a luz do dia. Aí Bataille publicou dois textos: ´As pinturas políticas de Picasso` e a propósito de ´Por quem os sinos dobram`, de  Ernest Hemingway.
O exemplar aqui reproduzido herdei-o da Biblioteca de meu falecido Pai, encontrando-se em muito mau estado, devido à qualidade do papel, habitual a seguir à Segunda Guerra Mundial e à exposição à luz!
Ontem à noite lembrei-me de o ´postar` depois de tomar conhecimento das limitações impostas à Google, empresa e ´browser` que me alberga e divulga! 






´Às dezenas de milhares, os republicanos espanhóis vieram dar a sua vida, cobrindo-se de glória em Narvik, em Bir-Hacheim, na Síria, na Tunísia, na Normandia, em Paris, nas guerrilhas do ´maquis` francês, nas estepes da Rússia e em centenas de outros lugares: tanto na marinha de guerra como na mercante, nos exércitos de terra como nos do ar, nas tropas aerotransportadas e nos serviços especiais. Será que alguém fará ideia da grandeza deste sacrifício? Pois bem! eu diria que o número de Espanhóis que voluntariamente combateu nas fileiras dos Aliados é de longe, repito-o mais uma vez , maior que o dos mercenários recrutados sob coação em Espanha pelos gangsters da imprensa falangista para formar a ´Divisão Azul`.`
                                                                                                                          
                        Dr. Négrin
Discurso de 2 de Janeiro de 1945
                                                                                                       

Juan Négrin, ocupou o lugar de Presidente do Governo da República de Espanha de 1937a 1939 e, após a derrota, foi Presidente do Governo da República no exílio até 1945!







Assim é...caiu-lhes na mão o poder e como diz o povo: ´Se queres ver um vilão põe-lhe a vara na mão`!!!...

Saudações ao Google e a minha solidariedade pela sua luta pela liberdade de Informação!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue