Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

«Trotski - O Profeta Armado'» - Isaac Deutscher






«TROTSKI - O PROFETA 
                       ARMADO» 
      (1879-1921)
    ISAAC DEUTSCHER
 
Tradução de VALTENSIR DUTRA
 Desenho de capa: Marius Lauritzen Bern
 DOCUMENTOS DA HISTÓRIA 
                    CONTEMPORÂNEA
 Volume 41 (581 págs.)
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
RIO DE JANEIRO, 1968

Título original: ´THE PROPHET ARMED`
                       TROTSKY: 1879-1921
OXFORD UNIVERSITY PRESS, 1954


Poucas personagens históricas foram tão ampla e amargamente discutidas como Leão Trotsky (Lev Davidovitch Brostein). Foi quase apagado, riscado, ignorado, durante trinta anos da história oficial da Revolução russa. Ainda hoje, após a chamada destalinização, não é encarado pela maioria das pessoas como pede e obriga o seu enorme, gigante papel na História!

A finalidade do malogrado e muito querido Isaac Deutscher, falecido inesperadamente em 1967, 
quando estava a preparar a Biografia de Lenine foi, sem dúvida a de restabelecer. no que estava ao seu alcance, a verdade! 

Tarefa imensa essa, só possível pela amizade crítica que o ligou ao organizador do Exército Vermelho, como o recurso de que dispôs, por autorização de Natalia Sedova, viúva de Trotsky, em consultar a título excecional as fontes de documentos disponíveis, nomeadamente o acesso aos arquivos pessoais de Trotsky, na ´Houghton Library` da Universidade de Harvard. Foi uma autorização única, excecional, pois L. T. deixou explícito só poderem os arquivos ser consultados cinquenta anos após a sua morte (de facto, o seu assassinato!) , a fim de evitar a perseguição e punição dos que com ele se relacionaram clandestinamente.

I. Deutscher teve de consultar os ´dossiers` da polícia tzarista (Okhrana), passando pela coleções de jornais revolucionários clandestinos anteriores a 1917. Deste modo e pela primeira vez, a fisionomia do companheiro de Lenine, do primeiro diplomata da Revolução, do fundador do Exército Vermelho,  surgem na ´trilogia` de que a presente obra é o primeiro volume, em toda a autenticidade.

Um dos aspetos fundamentais da vida de Leão Troysky por Isaac Deutscher é a imparcialidade
do biógrafo. 

I.D. não é dado a romantismos, nem a panegíricos do homem que admirava, mas que também criticava (especialmente ao desaconselhar a formação da IV Internacional). Por conseguinte a admiração por Trotsky não beliscou a faceta crítica da gigantesca obra.

A obra de Deutscher divide-se em três partes - ´O Profeta Armado`, ´O Profeta  Desarmadio` e o ´Profeta Banido`

´O Profeta Armado`, vai de 1879 a 1921, isto é, do nascimento de Trotsky à guerra civil, na Rússia, após a tomada do poder pelos bolcheviques. No apêndice, encontram-se algumas notas preciosas sobre os escritos militares de Trotsky na guerra civil e na organização do exército vermelho, onde se vê que o estratega e o tático, no campo militar, têm a mesma grandeza do teórico marxista e do ativo dirigente da revolução de 1905 e de 1917. Abrange a formação dos partidos revolucionários, as grandes polémicas. Neste volume, encontram-se a revolução de 1905, a revolução de fevereiro e a revolução de outubro de 1917. A teoria da ´Revolução Permanente»  é posta em prática com a transformação histórica da revolução burguesa em revolução proletária.

Disse Estaline, na «Pravda»: «Todo o trabalho para a organização da insurreição foi realizada sob a direção imediata de Trotsky, Presidente do Soviete de Petrogrado. Pode afirmar-se, com toda a certeza, que a rápida passagem da guarnição para o lado do 'Soviete' e a hábil organização do Comité de Guerra revolucionário, o Partido o deve antes de tudo ao camarada Trotsky.»


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/tctica-estratgia-espao-tempo-guerrilha.html



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue