Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

«A Dialética Social» - Anouar Abdel-Malek

«A dialética, na realidade, é um método de pensamento ou
antes uma sequência coerente de métodos inteligíveis, que
permite dissolver certas conceções rígidas e de conduzir
a prática às ideologias dominantes»
    BERTOLD BRECHT.






«LA DIALECTIQUE SOCIALE»
ANOUAR  ABDEL-MALEK
ÉDITIONS DU SEUIL
PARIS, 1972
480 págs.


A obra à laia de prefácio inicia-se com a palavra: 
                                                                «ENVIO»
e esse ´envio` termina  com a expressão:

«Point de champ clos; c'est dans l'arène du monde réel que toujours s'est joué et que toujours se jouera le destin de la pensée.»
 (Não existe campo fechado: é na arena do mundo real que sempre se desenrolou e se desenrolará o destino do pensamento.) 
        Karl Marx


Nascido no Cairo em 1924 de uma família estreitamente ligada ao renascimento nacional de Egipto, Anouar  Abdel.Malek desempenha um papel central na formação do socialismo marxista, escola de pensamento e de ação inserido no ´coração` do movimento nacional egípcio. 
Doutor em sociologia, de seguida doutor em letras, tendo ascendido ao prestigiado lugar de ´maître de recherches` no C.N.R.S. (Centre National de la Recherche Scientifique), foi viver em Paris desde 1959.
Foram publicados numerosos trabalhos seus sobre a questão nacional e o socialismo, a ideologia, a teoria sociológica, poder e revolução nas relações com as culturas e civilizações, de entre muitas: ´Egipto sociedade militar` e ´Ideologia e renascimento nacional: o Egipto moderno`, ´Sociologia do imperialismo` , etc...
Membro destacado do comité executivo da ´Associação internacional de sociologia` (presidindo ao comité de investigação sobre os movimentos nacionais e o imperialismo) e da Associação internacional dos sociólogos de língua francesa.




Pelos seu movimentos de libertação e de revolução, pelo ressurgimento do Oriente, pela mutação científica e técnica, este tempo é o tempo da ´mundialização` do mundo. Num tal quadro, como dar conta e compreender o essencial, o cerne do que é ´a dialética social` 

Ela, a dialética, definir-se-á como o estudo da rede das ´interações` operando no seio de dois grandes círculos constitutivos: endógeno (classes e grupos sociais) e exógeno (nações; culturas; civilizações). Estas interações têm todas elas por objetivo a manutenção e a deslocação da ´hegemonia`: no interior das sociedades como do quadro internacional, em função dos diferentes ´projetos` nacionais-culturais em devir. Um tal estudo - conduzido na linha do historicismo crítico, à luz do marxismo - articular-se-á mais precisamente em torno do conceito de ´especificidade` .
Contra o pensamento negativo, sistema ideológico dominante do Ocidente hegemónico em crise, ´A dialética social`- da qual este livro pretende constituir a abertura, de maneira irradiante - procura contribuir para a reestruturação da teoria social e da filosofia política, em ligação orgânica com a ´praxis` do nosso tempo.


O Autor não podia ser mais explícito saudando (como dedicatória) o grande intelectual italiano marxista da filosofia da ´praxis` e do ´bloco histórico` : 
´pour saluer António Gramsci`...


A obra à laia de prefácio inicia-se com a palavra: «ENVIO»...e esse ´envio` termina  com a expressão:
«Point de champ clos; c'est dans l'arène du monde réel que toujours s'est joué et que toujours se jouera le destin de la pensée.»
 (Não existe campo fechado: é na arena do mundo real que sempre se desenrolou e se derenrolará o destino do pensamento.) 

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue