Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de abril de 2011

«Guerra do Golfo» - ´O Arquivo Secreto` // 'The Hidden Agenda Behid the Gulf War`







 «GUERRE 
  DU GOLFE»
    ´LE DOSSIER SECRET`

PIERRE SALINGER
ERIC LAURENT

OLIVIER ORBAN 
PARIS - 1991
ISBN 2.85565.626.5
Depósito legal: Dezembro 1990
Nº de edição: 666
Nº de impressão: 17349
293 pags.




Dois autores muito diversos! Pierre Salinger tornou-se muito conhecido por ter sido porta-voz do Presidente J. F. Kennedy, tendo publicado após o assassinato de Kennedy a obra que o tornou célebre: «Mil Dias na Casa Branca» (´With Kennedy`)!


O principal interesse desta obra, para além de uma descrição pormenorizada da ´Guerra do Golfo` conhecida pela eufemística designação de ´Operação Tempestade no Deserto` (1991), reside em revelações pouco conhecidas dos erros cometidos pela Administração Americana e muito particularmente da sua Diplomacia no relacionamento com Sadam Hussein e que vão levar a ações que comprometeram e ainda comprometem o equilíbrio no Próximo e Médio Oriente.

Sendo que estamos a assistir à ocorrência de factos que parecem indicar que a História de pouco ou nada serve para ensinar a emendar, a corrigir, a evitar o cometimento de erros que se vão repetindo de um modo recorrente!

Senão vejamos o que nos é narrado pelos autores e o levantamento do ´véu` que revela o pouco cuidado que a Diplomacia dos EUA mostraram em relação a Sadam!

É uma realidade que o Kwait sempre pertenceu ao Iraque, fazendo parte da província otomana de Basra (Bassorá)! Se bem que a dinastia reinante, a família al-Sabah, concluiu em 1899 com a diplomacia britânica um acordo de protetorado, que nunca poderia implicar uma secessão em relação ao Iraque!!! 

A verdade é que os interesses levaram os britânicos a darem autonomia a esse território, facto que além de defraudar o Iraque em muito petróleo, retirava-lhe na prática o acesso ao Golfo Pérsico!

Desde o assassinato do Rei Faiçal em 1958, e posteriormente à tomada do poder pelo Partido B 'aath o Iraque tentou um entendimento com o Irão para alargar o estreito de Shat-Al-Arab, única saída para o Golfo! Sem sucesso!

O Iraque deu asilo ao Ayatolla Khomeini de 1965 a 1978! Sadam tinha más relações com o clérigo ´chiita`, que em 1978 partiu para Paris!

Em Fevereiro de 1979 Komeini regressa ao Irão e impõe a República Islâmica. permite a invasão da Embaixada dos EUA, um ultrage!

Nesse mesmo ano a URSS invade o Afeganistão!

O Iraque invade o Irão em Setembro de 1980, tendo-se prolongando a Guerra até Agosto de 1988!

A 12 de Fevereiro de 1990, dia do nascimento do Presidente Lincoln, John Kerry (futuro candidato à Casa Branca) chega a Bagdad e encontra-se com Sadam, acompanhado da Embaixadora April Glaspie, que nunca se tinha avistado com Sadam! 

Kerry diz a Sadam que os EUA o consideravam uma força de moderação na região! Os EUA desejavam alargar e apertar as relações com o Iraque! Sadam surpreso, sentiu-se orgulhoso!

Kerry acabava de de formular a primeira de uma série de mensagens ambíguas e contraditórias, pesadas de consequências!

Três dias depois ´A Voz da América` difunde nas suas emissões destinadas ao mundo árabe um apelo à luta contra os ditadores do mundo árabe, sendo Sadam apontado como um dos piores tiranos!

Sadam enfurece-se e fica convicto de um jogo duplo americano!
Segue-se um pedido de desculpas!

A 25 de Julho de 1990, Sadam convoca a Embaixadora americana April Glaspie, que após longa conversa acerca da história do Iraque e dos seu direitos sobre o Kwait, se mostra compreensiva e dá a entender não ser importante para os EUA e até ser apenas um problema entre árabes, a questão Kwait!

Na segunda noite do mês de Agosto de 1990, entre a meia-noite e a alvorada o Iraque invade o Kwait!!!


http://codinomeinformante.blogspot.com/2010/12/diplomatas-foram-enganados-por-modos.html



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue