Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

«Essência e Efeito do Conceito de Mito» - Ernst Cassirer




«ESENCIA Y EFECTO 
 DEL CONCEPTO 
 DE SIMBOLO»
  ERNST CASSIRER

TRADUÇÃO: 
CARLOS GERHARD
FONDO DE CULTURA ECONOMICA
MÉXICO, 1975
215 páginas
TÍTULO ORIGINAL: 
«Wesen und Wirkung des Symbolbegriffs»
Wissenschaftliche Buchsellschaft
Darmstadt - 1956
Reprinted: Yale University, New Haven
                Connecticut U:S:A:






Enquanto alargava fecundamente o âmbito da filosofia neo -kantiana, na sua monumental «Filosofia das Formas Simbólicas», Ernst Cassirer escreveu vários trabalhos, reunidos neste volume, que situam e esclarecem algumas das premissas fundamentais da sua obra magna!


Não é apenas a razão humana, no sentido de Kant, que abre as portas à compreensão da realidade; é, antes, a mente humana em conjunto, com todas as suas funções e impulsos, com todas as suas capacidades de imaginação, sentimento e volição - para além da lógica - , que estende a ponte entre o homem e a realidade, cujo cabal conceito não pode ser avaliado num estreito e apertado molde abstrato.


Toda a forma simbólica - não só o sistema epistemológico mas também os territórios intuitivos - suscita uma revelação que está voltada para o exterior, uma síntese de mundo e mente. É incumbência da Filosofia analisar as funções mentais que determinam a vasta multiplicidade dos seus recursos.


A linguagem e o mito são talvez os mais antigos de entre estes modos de captação. Não se prendem, originariamente às categorias da chamada lógica discursiva, se bem que a linguagem conseguiu vencer as suas peculiaridades iniciais e desembocar naquilo que hoje chamamos razão ou ciência.

Isto nos conduz ao âmago do pensamento de Cassirer: a filosofia é muito mais que teoria do conhecimento; deve abarcar uma teoria da conceção e expressão pré-lógicas, e o seu culminar na razão e no conhecimento fáctico. 


Esta obra é completada por uma réplica de Cassirer ao filósofo sueco Marc-Wogau, a propósito  da ´filosofia das formas simbólicas` 


                                                      ÍNDICE

A forma do conceito no pensamento mítico

Linguagem e mito. Sobre o problema dos nomes dos
   deuses

O conceito da forma simbólica na construção das 
    ciências do espírito

Da lógica do conceito de símbolo



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue