Número total de visualizações de páginas

sábado, 28 de maio de 2011

«Fogo Grego» - Olivier Taplin

                                                                      Para T.H.

                               «Não de regresso aos Gregos, mas em frente com os Gregos»








«Fogo Grego»
      Olivier Taplin

Tradução: Ana Maria Pires, Cristina Duarte, Cristina Peres
                   Eduarda Ferreira, Jorge Pires e Luís Maio
Revisão de texto: Manuel Joaquim Vieira
Capa: Armando Lopes
Fotografia da capa de Jorge Barros
RTC/Gradiva
1ª Edição: Novembro/1990
Depósito legal n. 41 369/90
ISBN: 972-662-191-7
271 pgs

Título original:
«Greek Fire»
Oliver Taplin
Jonathan Cape LTD.





O fogo grego servia para destruir as embarcações inimigas. Diz-se que permanecia aceso debaixo de água, submerso num elemento contrário.
Neta obra original e estimulante, Olivier Taplin emprega o termo como uma metáfora para a admirável elasticidade da Grécia Antiga, cuja influência se manteve durante mais de dois milénios, frequentemente submersa em culturas muito diferentes.
O fogo grego tem a capacidade de trazer o benefício e o prejuízo, pode estar à superfície ou encontrar-se escondido e, como qualquer matéria semilendária, não tem importância por aquilo que foi na realidade, mas sim por aquilo que dizem ter sido.

O livro explora tudo o que sobreviveu da Grécia Antiga e como o mundo moderno se inspirou, reagiu, imitou, transformou, parodiou, reciclou, subverteu ou recebeu a cultura grega,
O autor mostra como uma nova visão do ideal grego - muito diferente da dos pintores renascentistas ou dos arquitetos vitorianos - flutua nas nossa vidas e o que pode o fenómeno significar para nós à medida que avançamos no tempo!




Olivier Taplin, membro e professor do Magdalen College, em Oxford. Escreveu dois livros sobre a tragédia grega e colaborou em numerosas produções teatrais. Decidiu-se, em boa hora a escrever sobe a 'Ilíade' de Homero, enquanto apresenta uma série de programas sobre a 'Odisseia' !


Nota: Obra primorosamente encadernada, de 271 páginas e ´profusamente ilustrada` !...


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue