Número total de visualizações de páginas

sábado, 28 de maio de 2011

«Iniciação à Ciências dos Mitos» - VIictor Jabouille






       «Iniciação à 
 Ciência dos Mitos»
        Victor Jabouille

da Faculdade de Letras 
da universidade de Lisboa

      2ª edição 
revista e atualizada
Inquérito Universidade
Capa: estúdios P. E.  A.
Editorial Inquérito
Lisboa
1986 - 1994
114 pags.
ISBN: 977-670-215-1
Edição nº.: 821007/1854
Depósito legal nº: 74818/94



A meditação sobre o mito principiou no Ocidente, com os Gregos, que se debruçaram sobre a sua mitologia não só para se deleitarem com a poesia, como para se tentarem compreender criticamente. Não nos podemos, porém, esquecer de que existem outras culturas com a sua mitologia própria. E não se deve ignorar, por outro lado, a concretização mitológica contemporânea, os «novos mitos» que surgem, que nos cercam e que nos definem: James Bond, Mickey Mouse, Superman, Rrambo, a sociedade sem classes, o sexo, a política, a guerra das estrelas, etc.

Referente cultural, o mito atualiza-se, permanece vivo; por vezes adormecido, pode surgir numa erupção violenta e construtiva. A sua análise, neste sentido, permite, além da apreensão do homem individualizado, compreender o homem enquanto ser gregário, isto é, como sociedade. E são os mitos atuantes nas várias épocas que especificam o conhecimento da sociedade. 

Materializado na literatura, na pintura, na escultura, na tradição popular ou no quotidiano, o mito é, em suma, uma realidade que se assume como um meio de o Homem se ´conhecer a si próprio` .




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue