Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

«Karl Marx, esse desconhecido» - Textos inéditos apresentados por Maximilien Rubel






            LA NEF  
  REVUE MENSUELLE
5e Année - Numéro 43 - Juin - 1948

Contribuição de Maximilien Rubel 
com o texto
«Karl Marx, cet inconnu»
Textos inéditos de Karl Marx apresentados 
por Maximilen Rubel
Págs. 46-69





O estudo é apresentado por R. A. (Robert Aron) e intitula-se 'Karl Marx serait-il encore marxiste'? 


O texto de Maximilien Rubel, intitula-se de um modo indagador: «La vie phostume de Karl Marx» ! Disse indagador, mas também provocador para todos aqueles que não saibam que Karl Marx escrevera o seu último texto em 1875: as famosas glosas marginais ao «Programa de Gotha», conhecido por «Critica ao Programa de Gotha»!

Marx indignado pela fusão dos que dele se reclamavam, o 'Grupo de Eisenach' com o grupo de Ferdinand Lassale. «Crítica ao Programa de Gotha)! Escrito em 1975. apenas publicado em 1891, juntamente com «Crítica ao Programa de Erfurt» de Friedrih Engels, em texato fora de série!

Para Marx este ato constituía uma aberração, de aí as palavras finais: ´Disse e salvei a minha alma` ('dixit et salvavi animam meam' !

Marx lega uma imensidade de manuscritos que são agrupados por Engels, especialmente os Livros II e III de «O Capital», ficando a cargo de Kautsky o IV Livro, intitulado de ´História das Teorias da Mais-Valia`, ou também de modo menos preciso, por «História das Doutrinas Económicas»!

Impõe-se referir que outros textos foram publicados!

Porém, foram os bolcheviques que se empenharam na publicação da enorme massa de escritos ainda inédita!

São esses inéditos que Maximilien Rubel procura dar a conhecer ao público interessado! Isto é, quer fazer compreender que Karl Marx foi como que prisioneiro daqueles que dele se reivindicavam!

Aborda textos da adolescência de Marx, analisa o texto ´Sócrates e Cristo`. Publica e analisa uma carta de Karl Marx a Ludwig Feuerbach, de 1843; aborda o tema ´A Revolução de 1848 e o proletariado inglês` .

Em suma, M.R. está a abrir caminho a uma 'Marxologia Científica', que vai dar abundantes frutos, especialmente quando desaprova o modo como Engels agrupou os manuscritos dos Livros II e III de «O Capital», propondo uma composição menos naturalista e pondo em prática esse desidério de Karl Marx - «Oeuvres - Bibliothèque de la Pleiade»! 

Até hoje foram editados 4 volumes! Sendo o último datado de 1994, sendo que  falecendo Maximilien Rubel em 1996, é de temer que não saiam mais volumes!

Para quem não sabe é de referir que cada um desses volumes são em papel bíblia e andam em média por 1900 págs. !


http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/sociologia-e-filosofia-social-de-karl.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2010/08/marx-critico-do-marxismo-maximilien.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/marx-critique-du-marxisme-maximilien.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue