Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de maio de 2011

'O ENSINO DO DESPREZO` - JULES ISAAC

                                                 
                                                                         DO AUTOR DE 
                                                                                  «JÉSUS ET ISRAEL»





          «L'ENSEIGMEMENT 
                        DU MÉPRIS»
    `
       ´VERDADE HISTÓRICA 
                           E 
       MITOS TEOLÓGICOS`
             JULES ISAAC

FESQUELLES ÉDITEURS
PARIS, 1962
1ére Édition
DÉPÔT LÉGAL, 2e TRIMESTRE 1962
ÉDITEUR, Nº 677
IMPRIMEUR, Nº 2812
195 pags.




Jules Isaac, Professor de História, Judeu, perdeu toda a família gazeada nas câmaras de morte do Campo de Concentração de ´Auschwitz` . Revoltado pela tristeza procurou fazer luz sobre essa chaga que consiste no ´Antisemitismo`. Já aqui,  postamos a sua enorme obra, «Jésus et Israel».
A obra aqui referida «L'Enseignement du Mépris», foi editada em 1962, um ano antes da morte do autor  (existe uma reedição na ´Grasset` efetuada em 2004, (ISBN 978-2246171829).

Diz-nos em suma Jules Isaac

Cita-se frequentemente este dito de Jesus - segundo o IVº Evangelho: ´Na casa de meu Pai há muitas moradas` (Jo, XIV, 2).

Ora o autor teme que haja ainda mais na casa de Satã. quanto mais não fosse para alojar as mil espécies de anti semitismo a mais virulenta das quais em nosso tempo é o aparecimento do anti semitismo racista do tipo hitleriano!

Pergunta Jules Isaac: será necessário desculpar-me por continuar a lutar para pôr a nu e se necessário extirpar as raízes cristãs do anti semitismo? Diz que não, pois na sua perspetiva são as mais profundas!
Seria melhor, dizem-lhe, fazer obra positiva; em vez de incriminar o ensino do desprezo, instaurar o ensino da estima!

Porém para Jules Isaac as duas atitudes vão a par. É impossível combater o ensino do desprezo e as suas sobrevivências atuais sem assentar dum só golpe o ensino da estima; e reciprocamente é impossível instaurar o ensino da estima sem destruir as múltiplas sobrevivências do ensino do desprezo. Os dois objetivos são inseparáveis. Não se constrói a verdade assente no erro.
Uma obra de purificação nunca pode ser apelidada de negativa. E do ponto de vista do autor, é um pressuposto essencial que não se cesse de a propor ao coração dos cristãos.

Nota: Nesse mesmo ano o autor foi recebido peço Papa João XXIII, que lhe garantiu ´poder levar alguma esperança`. De facto o 'Concílio do Vaticano II' elaborou 2 Documentos para a aplicação de ´Nostra Aetate`.
Surgiram as agremiações denominadas «Fraternidade Cristão - Judaica», onde Judeus e Cristãos dialogam sobre a sua Fé!

O Cardeal Lustiger de origem judaica, Capelão na Sorbonne durante o Maio de 68 procurou distinguir Cristianismo de Regime de Cristandade!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue