Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

«Meu Encontro com Marx e Freud» - Erich Fromm








«MEU ENCONTRO COM 
    MARX E FREUD»
  ERICH  FROMM

TRADUÇÃO: WALTENSIR DUTRA
ZAHAR EDITORES
1965
175 pags.
TÍTULO ORIGINAL
«BEYOND THE CHAIN OF ILLUSION: 
 MY ENCOUNTER WITH MARX AND FREUD»
SIMON AND SCHUSTER
NEW YORK, 1962




Este livro é a autobiografia intelectual de Erich Fromm, onde se explicam os caminhos que o levaram ao encontro de Marx e Freud.

Para Fromm o solo comum de onde brotou o pensamento dos dois grandes génios é, em última instância, o conceito de humanismo e de humanidade que, remontando à tradição judaico-cristã e greco-romana, ingressou na história europeia com a Renascença e se desdobrou plenamente nos séculos dezoito e dezanove: a realização do homem total, considerado como a possibilidade máxima do desenvolvimento natural.

A defesa que Freud faz dos direitos dos impulsos naturais do homem contra a força da convenção social, bem como o seu ideal de que a razão controle e contenha esses impulsos, é parte da tradição do humanismo. O protesto de Marx contra uma ordem social na qual o homem é alijado pela sua subserviência à economia, e o seu ideal de plena realização do homem total e não-alienado, é parte da mesma tradição humanista.

A visão de Freud foi limitada pela sua visão mecanicista e materialista da natureza humana como essencialmente sexuais. A visão de Marx era muito mais ampla, precisamente porque via o efeito pernicioso da sociedade de classes, e pôde assim ter uma visão do que seria o homem sem amarras e as possibilidades do seu desenvolvimento, quando a sociedade se tornasse totalmente humana.

Assim, Freud foi um reformador liberal. Marx um revolucionário radical. Embora diferentes, ambos têm em comum um desejo incondicional de libertar o homem, uma fé igualmente incondicional na verdade como instrumento dessa libertação e a convicção de que a condição para as alcançar reside na capacidade do homem em romper as cadeias da ilusão!...


                                                     ÍNDICE

Capítulo I -  Antecedentes Pessoais
Capítulo II - O Tempo Comum
Capítulo III - O Conceito do Homem e sua Natureza
Capítulo IV - A Evolução Humana
Capítulo V - A Motivação Humana
Capítulo VI - O Indivíduo Doente e a Sociedade Sadia
Capítulo VII - O Conceito de Saúde Mental
Capítulo VIII - O Caráter Individual e Social
Capítulo IX - O Inconsciente Social
Capítulo X - O Destino das Duas Teorias
Capítulo XI - Idéias Correlatas
Capítulo XII - Credo





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue