Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de maio de 2011

«Relatório Khruschtchev» - Divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA (nunca desmentido!)

                                                           Ser Radical é tomar as Coisas pela Raíz
                                                 Todavia , para o Homem, a Raíz é o próprio Homem
                                                                                Karl  Marx
                                    







     «RELATÓRIO 
  KHRUSCHTCHEV»

Prefácio (Páginas I a XI), por
  António Leite da Costa

Relatório (Páginas 1 a 202)
45 Notas(Páginas I a XXXVI)
Editorial Caravela
Coimbra - 1973

Composto e Impresso nos Serviços
Tipográficos da Editorial Caravela
em Junho de 1973


O relatório secreto lido por Krustchev aos 1600 Delegados ao XX Congresso do Partido Comunista da URSS, na noite de 24 para 25 de Fevereiro de 1956 e tornado conhecido no Ocidente pelo Departamento de Estado Norte-Americano, foi publicado em tradução inglesa integral no 'New York Times' e 5 de Julho de 1956. Porém na URSS só foi divulgado tardiamente, após uma autêntica campanha de preparação psicológica, e praticamente quando já era conhecido no resto do mundo!

Na abertura do Congresso os trabalhos decorreram normalmente, estando presentes delegações de todos os Partidos Comunistas do mundo inteiro. Mikoian no seu discurso fez restrições à atuação de Estaline, porém num tom suave.

Num certo dia desse mês, todos os delegados dos ´partidos irmãos` presentes, encontraram as portas da sala das sessões fechada e não lhes foi permitida a entrada. Mesmo os dirigentes dos partidos dos países comunistas tiveram também bloqueado o acesso ao recinto, que estava reservado unicamente aos delegados do PCUS. 

Nessa reunião, Nikita Krustchev, então Secretário Geral, leu o famoso relatório   que passou a ser chamado «Relatório Secreto»!

Quando o texto apareceu na imprensa dos países democráticos, os comunistas, como era costume, atribuíram-no a  ´maquinações anti soviéticas` Subitamente, os mais fieis discípulos de Estaline, os dirigentes soviéticos, sem nenhuma tentativa de explicação, e nem tão pouco a clássica análise verbalística em nome do ´socialismo científico`. apresentaram o «maior génio da Humanidade», «o construtor do primeiro Estado Socialista», etc., como um ditador obtuso, um criminoso vulgar!...





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue