Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

«A Vingança de Deus» - Cristãos, Judeus e Muçulmanos à reconquista do mundo







   «A Vingança 
     De  Deus»
   ´Cristão, Judeus 
     e Muçulmanos
 à reconquista do mundo'
 Gilles Kepel

Tradução: Fernanda Branco

Col. Documentário, 16
Publicações Dom Quixote, Lda.
Lisboa, 1992
Depósito legal no. 56778/92
ISBN: 972-20-1009-3
298 pags.

Título original: 
             «La Revanche de Dieu»
´Chrétiens, Juifs et Musulmns à la 
      reconquète du monde'
Éditions du Seuil 
Paris 1991




A partir de meados dos anos 70, beneficiando  de um desencanto geral face às ideologias e ás utopias seculares, diversos movimentos cristãos, judeus e muçulmanos efetuaram uma entrada espetacular no domínio social e político.

Todos eles têm projetos de reconstrução do mundo e baseiam nos respetivos textos sagrados as regras da sociedade de amanhã. E todos - cristãos, judeus e muçulmanos - usam táticas idênticas, seja quando tentam apoderar-se do poder, seja quando procuram alargar a influência das suas redes comunitárias.

Gilles Kepel realizou um inquérito aprofundado na Europa, na Américae no Médio Oriente. Dos ´televangelistas` protestantes aos judeus ultraortodoxos, dos grupos islâmicos à ´renovação carismática`, de Jerusalém a Praga e do Cairo a Brooklyn, investigou uma história pouco conhecida e observou no terreno uma realidade não raro preocupante.

As pesquisas efetuadas foram apoiadas pelo «Centro de Estudos e Pesquisas Internacionais», «Fundação Nacional das Pesquisas Políticas de Paris» da «Comissão Franco-Americana de intercâmbio universitário», entre outras!

Antes de se utilizarem com alguma leviandade, as palavras ´Fundamentalismo' ou ´Integrismo', bem como alguns outros termos cujo abuso mal disfarça a nossa ignorância dos factos, é pois necessário ler este livro excecionalmente claro e bem informado!


http://www.janusonline.pt/2007/2007_4_4_3.html





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue