Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

«Futurologia» - Ciclo de conferências proferidas no Instituto Alemão em Lisboa




«FUTUROLOGIA»
Ciclo de conferências proferidas no
Instituto Alemão de Lisboa
por
GEORG  NEES
HARTMUT  BOSSEL
WOLFGANG  WIESER
ROGÉRIO MARTINS

´EDIÇÃO PATROCINADA PELA SIEMENS`
 LISBOA, 1973
Em formato de opúsculo.

ÍNDICE

- EMERGÊNCIA, COMPLEXIDADE TÉCNICA E AS POSSIBILIDADES DA FUTUROLOGIA, por
  GEORG  NEES

- FUTURO: A ARTE DE NÃO SUCUMBIR, por
  HARTMUT  BOSSEL

- ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS FRENTE AO FUTURO, por
  WOFGANG WIESER

- A NOVA SOCIEDADE, por
  ROGÉRIO  MARTINS

BIBLIOGRAFIA

GEORG NEES nasceu em 1926. Estudou matemática e física. As suas primeiras obras gráficas datam de 1964 («Gráfica de Computador Generativa»). Seguiram-se esculturas por meio de computador e a película
«Vestígios significativos» . Em 1969 doutorou-se em Filosofia junto do Prof. MAX BENSE. Tornou-se catedrático de Informação sobre a Estruturação de Dados.

HARTMUT BOSSEL nasceu em 1935. De 1955 a 1961 estudou engenharia industrial aeronáutica. De 1961 a 1972 foi engenheiro de ensaios e investigações na indústria aeronáutica e na aeronáutica americana.
Professor em Berkeley e Santa Bárbra, Califórnia.
Trabalhos e publicações científicas sobre: investigação de turbulências, matemática numérica, técnicas de medição por lazer, aproveitamento de detritos, e simulação dinâmica de processos sociais.

WOLFGANG  WIESER nasceu em 1924. Estudou zoologia, antropologia e botânica. Douturou-se em 1951; esteve 3 anos na Suécia e 4 nos EUA, fazendo trabalhos sobre ecologia, fisiologia e cibernética.
Desde 1967 é catedrático de zoofisiologia. Ocupa-se da investigação das regulações de metabolismo e temperaturas. Entre outra obras, publicou «ORGANISMOS, ESTRUTURAS, MÁQUINAS» (1959).
«TEIA DA VIDA» (1959), «COSTAS» (1971), etc.

ROGÉRIO MARTINS nasceu em 1928. No IST, formou-se em engenharia electrotécnica. Aí exerceu docência de matemática e electrotécnica. De Março de 1969 a Agosto de 1972 foi Secretário de Estado da Indústria.
Tem publicado vários trabalhos sobre temas de engenharia, administração de empresas e economia. Enquanto membro do Governo compilou em livro, intitulado «CAMINHOS DE UM PAÍS NOVO» , parte dos discursos proferidos.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue