Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de junho de 2011

«História da Literatura Alemã» - Fritz Martini

                                                            ´Das origens ao Classicismo`




                                                          ´Do Romantismo à actualidade`









«HISTÓRIA DA LITERATURA ALEMû
  Fritz Martini
Tradução e prefácio:
Manuela Pinto dos Santos
Ideias e Formas
Estúdios Cor
Lisboa, 1971
Vol I - (296 págs.)
'Das Origens ao Cassissismo'
Vol. II - (327 págs.)
'Do Romantismo à actualidade'
Título original: 
«Deutsche Literaturgeschichte`



Ninguém contesta o valor formativo da literatura alemã, tal como a pluralidade dos géneros cultivados pelos seus mais notáveis autores.
A acção orientadora , designadamente a partir da época clássica de Göthe e Schiller, exerceu uma 
grande influência sobre a cultura dos outros povos devido à expressão igualmente superior na lírica, na epopeia, no drama e no romance.
Para isso contribuiu a significativa coincidência da sua posição geográfica no centro da Europa e do seu génio centralizador de influências do norte e do sul, do leste e do oeste.
Assim logrou, mercê de uma sábia conjugação de originalidade e de receptividade, realizar a síntese fecunda dos valores culturais e possibilidades expressivas que caracterizam a civilização ocidental!
O autor, ao escrever esta História, teve o propósito de orientar o estudioso a partir de alguns centros temáticos e característicos que vai revelando ao longo da obra. É uma visão de conjunto, mas aprofundada, que propicia a compreensão de directrizes estéticas e estilísticas, procurando condensar o máximo de informação em espaço relativamente pequeno, oferecendo deste modo, com invulgar penetração, uma descrição do fenómeno literário que constitui a língua alemã!...


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue