Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

«Inumerismo» - ´O Analfabetismo Matemático e as suas Consequências`





              «INUMERISMO»
´O Analfabetismo Matemático 
     e as suas Cosequencias
John Allen Paulos
Tradução: Raúl Sousa Machado
´Forum de Ciência` - 18
Publicações Europa-América, Lda
Edição n.º : 154518/5382
Depósito legal n.º : 45185/91
185 pags.
Título original: 
«Innumeracy-Mathematical Illiteracy 
  and its consequences»






Como explicar a aversão que a grande maioria das pessoas tem pela Matemática? E qual o custo social do analfabetismo matemático?
Nesta obra brilhante e divertida, John Allen Paulos mostra que a incapacidade de racionalização de números muito grandes, ou das probabilidades a eles associadas, tem por resultado políticas governamentais pouco esclarecidas, decisões pessoais confusas e uma suscetibilidade acrescida às pseudociências de todos os tipos. 
Pondo em prática a ideia de que a abordagem dos temas complexos é por vezes mais eficaz pelo recurso ao humor, Paulos revela-nos o quanto é desvantajosa a situação atual de analfabetismo matemático e o que podemos fazer para a alterar.

Citando Douglas Hofstadter, autor da célebre ´Gödel, Escher, Bach`:
  «O analfabetismo matemático é uma doença que assola a nossa sociedade tecnológica. Para combater esta terrível doença, John Allen Paulos concebeu a vacina perfeita: esta obra que supera em muitos aspectos a formação matemática dada nas escolas secundárias. A nossa sociedade seria totalmente diferente se o indivíduo médio compreendesse as ideias expostas neste maravilhoso livro.»



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue