Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

«O Assassinato de Trotsky» - Nicholas Mosley





«O ASSASSINATO 
   DE TROTSKY»
  NICHOLAS MOSLEY
TRADUÇÃO: 
FANI BARATZ MOREIRA DA COSTA
DISTRIBUIDORA RECORD 
RIO DE JANEIRO  
SÃO PAULO, 1972
183 pags
TÍTULO ORIGINAL: 
«THE ASSASSINATION OF TROTSKY»
JOSEF SHAFTEL PRODUTIONS, 1972


Nota:
Vinte e duas fotografias aparecem entre as páginas 89 e 96.
As de números 1 e 6-22 foram reproduzidas por cortesia de
Josef Shftel da sua colecção paticular, as de números 2 e 3
por cortesia da Path Finder Press Inc., e as de números 4 e 5,
por cortesia da Radio Times Hulton Picture Library.


É hoje ponto assente, o eminente papel de Trotsky, que o tornou uma figura incontornável do século XX, na História, quer da Revolução Bolchevista Soviética, quer na História Geral! Essa história seria incompleta com a omissão desse seu relevante papel, haja a opinião ideológica que houver...
O que avulta e fica para a posteridade não são só as suas doutrinas, antes a personalidade histórica de um dos dirigentes da Revolução Russa e da espantosa organização militar do regime Bolchevista, na sua qualidade de Comissário do Povo para a Guerra, que teve como resultado levar à vitória sobre o inimigo branco e sobre a intervenção estrangeira, na chamada guerra civil.
O seu valor histórico aumenta com o conhecimento das peripécias e agruras por que passou quando se travou na U.R.S.S. uma luta sem quartel pelo poder, que vai levá-lo ao exílio em Alma-Ata, no Casaquistão, em 1928 e à expulsão em 1929! Depois de passar por França,... Noruega, (´O planeta sem visa`), foi recebido no México, a convite do Presidente L. Cardenas, em 1937!
Foi o México o único país do mundo a oferecer asilo a L. Trotsky, perseguido pelo ódio ilimitado do ditador Estaline e pelas terríveis maquinações da sua polícia política a ´O.G.P.U.` !
Baseado em fontes até aí inexploradas, este livro conta a extraordinária história dos últimos meses de Trotskyno subúrbio da Cidade do México, Coyacan. A partir da primeira tentativa de assassinato chefiada pelo pintor mexicano Alfaro Siqueiros, esta obra reconstitui todos os sombrios factos, motivos e personagens que levaram ao assassinato de Trotsky, atingido no crâneo por um golpe dado com uma picareta de alpinista de cabo serrado, assassinato levado a cabo por Ramon Mercader, a 21 de Agosto de 1940, tendo a vítima enfrentado o criminoso apesar da massa encefálica que estava a perder!


Esta obra é um relato fidedigno e desapaixonado, que se pode ler como um documento histórico do mais alto valor. Prova disso foi o pedido ao autor da parte do realizador Josef Losey para escrever o ´script` do filme «O Assassinato de Trotsky!




                      RICHARD BURTON NO PAPEL DE TROTSKY E ALAIN DELON NO DE ASSASSINO
                     SÃO OS PRINCIPAIS ACTORES DA PRODUÇÃO E A. LOSEY, COM ´SCRIPT` DO AUTOR DO LIVRO.


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/05/da-noruega-ao-mexico-leon-trotsky.html






      

2 comentários:

Land Ger disse...

Baixar o Filme - O Assassinato de Trotsky - http://fwd4.me/0BUC

Unknown disse...

Baixar o Filme - O Assassinato de Trotsky - http://mcaf.ee/wx6qs

Pesquisar neste blogue