Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Papa João Paulo II - «Testemunho de Esperança» - ´A Biografia do Papa João Paulo II` - Georges Weigel



         


                «TESTEMUNHO 
                     DE 
            ESPERANÇA»
´
             'A BIOGRAFIA DO PAPA 
                   JOÃO PAULO II`
              
          GEORGES WEIGEL

TRADUÇÃO de 
SOFIA SALAZAR MARQUES MENDES 
                                  e
MARIA HELENA HOMEM TEMUDO
BERTRAND EDITORA, 2000
797 Págs.
Depósito legal n.º 150040/00
ISBN: 972-25-1126-7
TÍTULO ORIGINAL: 
«WITNESS TO HOPE:
 THE BIOGRAPHY OF POPE JOHN PAUL II»
1999 by GEOGE WEIGEL




Dado o acesso inédito que teve junto de João Paulo II e das pessoas que o conheceram e que com ele trabalharam ao longo da sua vida, Georges Weigel apresenta um retrato perfeito do Papa como homem, pensador e líder cujas convicções definiram uma nova abordagem da política mundial - e mudaram o curso da história.

João Paulo II abordou sistematicamente todas as questões importantes da agenda mundial na viragem do milénio: a atração humana pelo sagrado, o significado da liberdade, os desafios da sexualidade humana, a promessa dos movimentos das mulheres, a busca de uma nova ordem mundial, a natureza do bom  e do mau, o desafio moral de prosperidade e o imperativo da solidariedade humana na civilização mundial. Ao introduzir a sabedoria antiga da religião bíblica num diálogo ativo com a vida e pensamento contemporâneos, o Papa de um país longínquo` arquitetou uma proposta desafiadora para o futuro humano que não tem paralelo no mundo moderno. 
Weigel analisa novos dados sobre o papel do Papa em alguns acontecimentos mundiais mais marcantes, incluindo a queda do comunismo, a negociação entre o Vaticano  e Israel de 1991-92, a queda da ditadura nas Filipinas, no Chile, na Nicarágua e no Paraguai durante os anos 80, bem como a épica visita papal a Cuba.
Nesta obra, Weigel inclui também correspondência papal não publicada com Leonid Brezhnev, Mikhail Gorbachov e Deng Xiaoping, recorrendo também a recordações autobiográficas de acesso interdito concedidas pelo Papa.

«Testemunho de Esperança» aborda ainda os esforços do Papa para alcançar outra comunidades cristãs, o Judaísmo, o islamismo e outras religiões mundiais. Apresenta uma análise das propostas de João Paulo para fortalecer as sociedades democráticas no século XXI. Oferece sínteses dos documentos mais importantes do seu Pontificado!

Relacionados com a história dramática de João Paulo II, o livro leva-nos a novas traduções da sua poesia, com testemunhos engraçados e pessoais do Papa quando jovem padre e amigo, contados por aqueles que o conheciam melhor, bem como entrevistas aprofundadas a destacados chefes católicos mundiais!...







Sem comentários:

Pesquisar neste blogue