Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

´Reich discorre sobre Freud`


«Deixei para trás uma época que de modo frustre e muito condicionado assimilou uma pequena parte do sistema de pensamento de Freud, tendo lançado pela borda fora a sua coragem ao defender o seu ponto de vista, a sua ligação a verdades de base, o seu profundo sentido da justiça - noutras palavras, renunciando ao estudo fundamental das emoções humanas em proveito de considerações mesquinhas tais a ´carreira`, lucros fáceis, reconhecimento pelas instituições que ficam a dever a sua existência ao temor em abordar de frente os factos da vida real que de um modo errado pretendem revelar»
                                                                    Wilhelm Reich, 1954







 



   «REICH 
 PARLE DE 
   FREUD»

´Wilhelm Reich discute de son ouvre et de
       ses relations avec Sigmund Freud'

'Reich discorre sobre Freud'

  Édité par Mary Higgins
et Chester M. Raphael, M.D.

Traduzido do americano por Pierre Kamnitzer
Payot
Paris, 1972
297 pags
Título original: 
«Reich speaks of Freud»
Editado por Mary Boyd Higgins e 
Chester M. Raphael, MD
na qualidade de
Trustee of the Wilhelm Reich Infant Trust Fund



Esta obra singular consiste essencialmente de uma longa entrevista de Wilhelm Reich a um representante dos ´Arquivos Sigmund Freud` (Dr. E.) que teve lugar a 18 e 19 de Outubro de 1952 na ´villa` «Orgonon» , em Rangery, Maine (EUA). 

Publicada  pela primeira vez nesta obra, este documento sincero e profundamente humano, dá a conhecer aos leitores a explicação esperada há muito tempo acerca das relações entre Reich e Freud!


Reich, expõe de um modo simultaneamente simples e conciso quais as consequências das relações que para Reich foram sem dúvida dramáticas no plano pessoal, porém incontestavelmente proveitosas sob o ponto de vista científico. O leitor fica deste modo na posse de dados que lhe permitem tomar posição quanto ao desfecho do conflito.


Reich explica como cunhou uma expressão para exprimir de modo sucinto o seu conceito de ´peste emocional` ou ´carácter pestífero` , que refere em «Escuta Zé Ninguém!» : «Modju» !...

«Modju» é sinónimo de ´peste emocional ou carácter pestífero` que se serve da ´calúnia` e da ´insinuação pérfida` para combater a vida e a verdade. Reich afirma que este nome de «Modju» ficará para o fim do século e até para além!

Mas afinal o que significa a escolha desse conjunto de letras? Deriva de «'Mocenigo», personagem desprezível que, no século XVI, entregou um grande sábio aos Inquisidores. Esse sábio chamava-se Giordano Bruno! Temos assim «Mo»! Quanto a «Dju» é «'Djugachvili», é Estaline! 
De aí a expressão: «Modju» !!!...

                                          Tábua das Matérias

Prefácio dos editores
Nota de introdução

                                    Primeira Parte
                                    A Entrevista

1) 18 de Outubro de 1952
2) 19 de Outubro de 1952
3) 19 de Outubro de 1952 
     (sequência da anterior)

                                      Segunda Parte
                      Documentação Complementar

Indice






Sem comentários:

Pesquisar neste blogue