Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de julho de 2011

´Ciência e Governo` - C. P. Snow





«CIENCIA Y GOBIERNO»
C. P.  SNOW

TRADUÇÃO: MANUEL ESCALERA
BIBLIOTECA BREVE
EDITORIAL SEIX BARRAL, S. A.
BARCELONA - 1963

TÍTULO ORIGINAL: 
«SCIENCE AND GOVERNMENT»
HARVARD UNIVERSITY PRESS
CAMBRIDGE, MASS. , 1961




Sir Charles P. Snow foi um novelista de reputação. Em «The affair» (1960), as suas personagens são convincentes académicos, burocratas, políticos e homens de ciência.

Pelas sua atividades profissionais que abrangem a ciência e o governo, foi encarregado durante a II Guerra Mundial de selecionar as pessoas para as investigações científicas britânicas com fins militares, ´Civil Service Comissioner`, Director da ´English Electric Company`, etc. - e pela sua habilidade em fazer chegar aos seus concidadãos profanos os problemas do homens de ciência, era o mais indicado para abordar em público a candente questão das relações entre ciência e política nas sociedades avançadas, tema do presente ensaio.

Com esse fim escolheu o trágico exemplo das diferenças surgidas nos anos da guerra entre Sir Henry Tizard, incumbido oficialmente para que a Inglaterra conseguisse estar na linha dianteira do desenvolvimento do ´radar` e F. A. Lindemann (Lord Cherwell), assessor científico de Churchill, que provocaram erros, tais os bombardeamentos estratégicos da Alemanha. 

A história narrada neste livro é uma chamada de atenção sobre o facto de que decisões capitais tenham de ser tomadas por ´homens que não possuem um conhecimento em primeira mão daquilo em que estribam essas decisões ou de quais podem ser as suas consequências`.


NOTA: O Autor estudou pormenorizadamente o ´arquivo` TIZARD, que constituiu a sua principal fonte escrita de referência!

1 comentário:

Maria Belém disse...

Skocky vi que há dois dias teria escrito no seu blog que, por falta de saúde, não tem adicionado nenhuma nova mensagem.
Pergunto-lhe, com todo o respeito, se está melhor e se não é nada de muito grave.
Desejo-lhe as melhoras rápidas e apresento-lhe os meus cumprimentos.
Um abraço

Pesquisar neste blogue