Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de março de 2012

´Propósitos` da «Comissão Organizadora dos ´Encontros Internacionais de Genebra`» e de alguns intervenientes!



«Não é precisamente nesta hora em que as ideologias e os nacionalismos se obstinam numa oposição cada vez mais acentuada, com tudo o que esta obstinação comporta de angústia e ameaças, que é necessário promover os contactos entre os adversários, de os incitar a discutir, de instituir entre eles diálogos úteis para todos os homens de boa vontade - quer dizer, todos aqueles para quem as divergências de opiniões, mesmo profundas, não querem necessariamente emparelhar com o ódio, com a violência, com a guerra?
Há um problema que consiste em determinar por força de que escolha ou de recusa decisiva o homem ficaria em condições de salvar aquilo que deve sobreviver-lhe e de assegurar a passagem a uma civilização futura, preparando assim um novo humanismo em que ´o melhor do homem` achasse o princípio da sua concretização.
É nosso desejo que todos os conferencistas e convidados dos «Encontros Internacionais de Genebra» tenham a coragem de ir até ao fundo daquilo que pensam. Mas gostaríamos também que eles se preocupassem com o desbravamento de caminhos que os levassem precisamente a ´encontrar` os de outrem e os fizessem prosseguir na demanda de uma verdade que, sem ser a de uma escola ou  de uma doutrina, brilhasse universalmente.»


                                    A COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 
                          «ENCONTROS INTERNACIONAIS DE GENEBRA»






«O ardente entusiasmo por iniciativas que pretendem reanimar os valores humanos e sociais fez de Genebra um centro internacional onde os eventos encontram larga ressonância nos meios políticos e culturais do mundo. De facto, de todas as manifestações intelectuais que se tentaram após a última guerra mundial são os «Encontros Interanacionasi de Genebra» que têm alcançado maior eco e mais duradouro prestígio. A comissão organizadora dos Encontros convidou um grupo de individualidades entre as mais conhecidas e representativas da cultura europeia não apenas para renovar laços culturais, mas sobretudo para promover e encorajar a reconstrução política e moral da Europa.
Os resultados destes Encontros podem resumir-se na comum e sincera aspiração da ´elite` intelectual europeia, em busca de uma solução para as crise contemporânea.» 


                                                                                             A.  NOBILLE-VENTURA


«Nos 'Encontros' não se trata de por de acordo deístas e idealistas, existencialistas e positivistas, católicos, protestantes e judeus. O mérito incontestável de uma empresa consiste precisamente no facto de permitir a pessoas de diferentes países que se ´encontrem`. E, assim os E. I. G. contribuem para quebrar as limitações que às ideias impõe o peso morto da geografia. Por outro lado - e é esse o seu mais visível mérito - os Encontros traçam uma pintura viva, apresentam uma espécie de comentário anual da civilização europeia - coisa preciosa para a descoberta de terrenos comuns a defender em comum.»


                                                                                             BERNARD  WALL





Será oportuno interrogarmo-nos, de um modo sincero e autêntico, após o surgimento do «BENELUX», da «CECA», da «CEE» E DA «UE», e de tantas organizações supra-nacionais,sobre os motivos que conduziram a Europa ao ´impasse` que nos é dado apreciar hodiernamente?!...
Faço votos par que a meditação e devida assimilação humilde de todas as reflexões feitas ao longo de tantos anos pelos EIG, possam ajuda a evitar o desastre ao qual o corajoso idealista Francisco Lyon de Castro não gostaria de assistir no plano da construção europeia...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue