Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

«The Message of the Scrolls» - Yigael Yadin - «A Mensagem dos Rolos»






«THE MESSAGE 
            OF 
  THE SCROLLS»
  By YIGAEL YADIN

Lectures in Archeology at the
 Hebrew University,Jerusalem

A Touchstone Book
 Published by
Simon and Scuster
New York- 1957
SBN 671-20420-3
189 pags.




Os Rolos do Mar Morto, tendo sido descobertos em 1947, encontram neste livro a manifestação de alegria do autor que o escreve e dá à estampa precisamente para assinalar esse monumental acontecimento.
O autor consagrado Arqueólogo e General do Exército de Israel, era filho de eminente Prof. E. L. Sukenik, que que comprou os três primeiros manuscritos completos para a Universidade Hebraica de Jerusalém.
Yiagael Yadin, como Arqueólogo se interessou por outras escavações além das referentes às de Khibert Qumran. Assim, dedicou-se a escavações e pesquisas em Megido, Massada e Hazor!
É importante referir que as suas pesquisas em Massada, em colaboração com outros cientistas israelitas, permitiu uma ligação entre os resistentes  Zelotas e a Comunidade Sadocita de Qumran!


O Major-General Yigael Yadin, tal como um Lawrence da Arábia de uma outra geração, era especializado quer em Arqueologia, quer na arte da guerra! Tornou-se Chefe do Estado-Maior do Exército de Israel aos 30 anos de idade!... Durante a guerra Israelo-Árabe que rebentou em 1948, desenvolveu uma estratégia de fazer a guerra no deserto em parte baseada no seu estudo da Bíblia e consequente investigação das campanhas decorridas pelos Hebreus tais como são descritas no Antigo Testamento!
Quando redigiu este livro era Leitor em Arqueologia na Universidade Hebraica de Jerusalém, encontrando-se encarregado da mais ampla escavação em Israel, o local de Hazor, a mais importante cidade Cananeia, conquistada por Josué, outro famoso general Judeu de aproximadamente 3.300 anos atrás!...

                                                              YIGAEL  YADIN

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue