Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de junho de 2012

«Ironias da História» - ´Ensaios sobre o Ccomunismo contemporâneo` (até 1966) - Isaac Deutscher



         
        «IRONIAS DA HISTÓRIA»
´Ensaios sobre o comunismo contemporâneo` (até 1966)
    ISAAC DEUTSCHER
Tradução de ÁLVARO CABRAL
PERSPECTIVAS DO HOMEM
Volume 43
Série História
Direcção MOACYR FELIX
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1968
329 págs.




NOTA DO AUTOR:


«A parte principal deste livro consiste de artigos e ensaios analisando as tendências sociais e políticas da URSS, da China e da Europa Oriental. Na realidade, trata.se de uma seleção feita de um número muito maior de trabalhos que devotei a esses assuntos nos últimos dez anos, aproximadamente. (Os primeiros ensaios desta série apareceram em meu «Hereticos and Renegades», do qual foi publicada uma edição inglesa em 1955, e em «Russia in Transition», aparecido nos EUA em 1957). 
«Ironias da História» abrange um período significativo dos assuntos soviéticos e comunistas: a primeira parte deste volume, ´Revisões e Divisões`, começa por um exame do ´discurso secreto` de Kruschev no Vigésimo Congresso e por uma exposição das inconsistências da sua ´destalinização`; termina por 
um ´post-mortem` sobre o kruschevismo. O ensaio aparece aqui na sua forma original, com as datas em que foi escrito e de sua primeira publicação claramente indicadas. Os leitores que possam sentir-se confusos pelas veementes controvérsias despertadas por algumas das minhas opiniões acharão essa indicações úteis. Não reivindico a infalibilidade para os meus comentários ou para as predições que ocasionalmente fiz, mas tenho o direito de ser julgado pela opiniões que expressei, não pelas que outros me atribuíram. 
Incluo na segunda parte uma retrospetiva sobre ´Vinte Anos de Guerra Fria`. Esse foi o tema de discursos que fiz recentemente nos EUA, em colóquios sobre a guerra do Vietnam. Tive a honra de ser o único não-americano convidado pela Comissão Interuniversitária Americana para falar, como crítico da Administração do Presidente Johnson, no grande Colóquio Nacional de Washington, em Maio de 1965. Essas reuniões e debates foram repetidamente transmitidos na íntegra pela rádio e televisão e deram origem a um amplo movimento de protesto contra a guerra do Vietnam e a uma demonstração inteiramente sem precedentes de não-conformismo político nos EUA.


A terceira e a quarta partes contêm ensaios históricos, literários e biográficos direta ou indiretamente relacionados com o meu tema político principal. (Londres, 1966 - I.D.)



Em a «Revolução Inacabada», Isaac Deutscher procurou esclarecer o rumo dos acontecimentos sociais e políticos na União Soviética, que vai de 1917 a 1967. São cinquenta anos de revolução e de ação construtora do que foi o mundo socialista.
Isaac Deutscher foi, sem dúvida um dos maiores conhecedores da história da revolução de Outubro.
Conheceu também os homens que a conduziram à vitória e consolidaram o poder soviético. Gozando de absoluta independência, sem se sujeitar a nenhuma organização partidária, Isaac Deutscher foi um historiador que não se contentava com a narrativa dos factos. Procura examiná-los e interpretá-los à luz da dialética materialista. Pode entregar-se a um longo e paciente trabalho de pesquisa, de exame e de análise das obras históricas mais importantes da nossa época, podendo ser considerado, à época em que viveu e não só, o mais completo historiador da revolução russa.
A sua monumental trilogia sobre Trotsky, acompanhada da biografia sobre Estaline e de vários outros trabalhos, constituem uma obra de dimensões gigantescas.

IsaacDeutscher , manteve-se fiel à interpretação materialista da história. Àqueles que o acusavam de ´marxista impenitente`, respondeu: «Sou marxista, decerto. O marxismo, para mim, não é uma teoria infalível...As pessoas que falam hoje sobre ´marxismo anacrónico` ainda não nos ofereceram nada que lhe seja intelectual e politicamente superior».
Grande parte da obra é dedicada a Kruschev, desde a ascensão ao poder até ser substituído pela  «Troika» - Brejhnev, Kossigin e Podgorny. No campo da vida literária, Isaac Deutscher examina obras de Paternak, de Ehrenburg e de Evtuchenko.
A morte súbita de I.D. surgiu quando escrevia a vida de Lenine, que desejava formasse uma trilogia
com as de Trotsky e Estaline.

Nota: A minha geração está profundamente grata ao Brasil, pois o seu fundo editorial foi um precioso
          ponto de referência cultural!


http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/05/revolucao-inacabada-cinquenta-anos-de.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/01/trotski-trotsky-o-profeta-armado-vol-i.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/01/trotski-trotsky-o-profeta-desarmado-vol.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/01/trotski-trotsky-o-profeta-banido-vol.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2010/09/o-kremiln-sem-stalin-wofgang-leonahrd.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/relatorio-khruschtchev-krustvhev-dirige.html


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue