Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

«O Marxismo-Leninismo» - 'Um compêndio da sua história e teoria' - Jean Roux

«Uma obra que tem como objectivo oferecer uma visão de conjunto sobre os principais autores que escreveram sobre o marxismo (precursores, adeptos, simpatizantes ou adversários...) e sobre o conteúdo, o valor e a importância das sua obras principais.

OS GRANDES TEÓRICOS
Os precursores - O marxismo de Marx e de Engels - O leninismo, ou marxismo da época imperialista - Estaline e a interpretação estalinista do marxismo - Depois de Estaline: Mao Tsé-tung, Fidel Castro...

AS GRANDES TESES
O materialismo dialéctico - O materialismo histórico - Marxismo, religião, moral, família, educação - A estética marxista - O marxismo e o Estado - O marxismo e a questão nacional e colonial - O marxismo e a linguística - Teoria e táctica do movimento comunista internacional


                                                       Versão portuguesa (1973)



   «O MARXISMO-LENINISMO»
´Um compêndio da sua história e teoria`
           Jean Roux
Tradução: José Prizrak
Capa: Sebastião Rodrigues
´O Homem e o Tempo` - 10
Editora Meridiano, Limitada
Lisboa - 1973
457 págs.

Edição original
Robert Laffont - 1969
Especificada abaixo.


Quando o editor decidiu editar esta obra (1973) ainda estávamos antes do 25 de Abril e achou-se necessária e indispensável um livro deste teor, pois que, à parte alguns especialistas ou políticos responsáveis, a imensa maioria da população, incluindo mesmo a camada intelectual, não somente não sabia praticamente nada sobre os principais teóricos do marxismo-leninismo e sobre as suas teses, como se encontrava penetrada de ideias feitas, em regra falsas, a seu respeito.
O propósito da presente obra consistiu em apresentar em duas partes, facilmente assimiláveis, o essencial do marxismo-leninismo considerado no seu aspecto histórico e, depois, sob um ponto de vista doutrinal. 
Não se pode compreender o marxismo no seu conjunto, senão depois de se ter estudado a «génese» das suas teses, isto é, a personalidade dos homens que a pensaram ou criticaram e os problemas que eles tiveram de enfrentar.
Este propósito impôs, em primeiro lugar, um plano fundamental sobre os diversos pensadores que se sucederam historicamente e, para cada um, sobre as obras que têm escritas, na sua ordem cronológica.
A importância de cada estudo biográfico foi função da importância histórica ou doutrinal da personagem que é objecto do mesmo, sem que, sob qual for o pretexto, seja lançado o exclusivo contra tal ou tal autor.
Por se pretender conservar nesta obra o seu carácter enciclopédico e imparcial, todo o autor que tenha contribuído de uma maneira notável, para a formação, desenvolvimento ou crítica do marxismo ortodoxo como das suas heresias, foi objecto de um estudo. 
Por isso que, neste livro, se estuda tanto Marx como Proudhon, Lenine como Bernstein, Estaline como Trotsky, Tito como Djillas, Mao Tsé-tung como Krutchev.
Parte-se da hipótese que o leitor da presente obra procuraria não uma apresentação apologética desta doutrina ou das suas derivantes, mas uma visão de conjunto imparcial e independente de todo o qualificativo sobre a personalidade, a vida, as obras e as teses dos principais pensadores meditaram e escreveram a propósito do marxismo!...

Nota: A tradução portuguesa respeita a versão original. quer do ponto de vista do conteúdo quer da qualidade da tradução. Dado haver quem venda gato por lebre, dei-me ao cuidado de cotejar ambas as versões...que saudade da época em que o fiz!...






                                                               Original francês (1969)


«PRÉCIS HISTORIQUE ET THEORIQUE
      DE MARXISME-LÉNINISME»
                Jean Roux
Robert Laffont
Paris - 1969
399 págs.
Depósito legal: 2º trimestre de 1969
Nº de edição.: 3117
Nº de impressão: 188

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue